Programa de Saúde Bucal oferece atendimento odontológico gratuito para servidores e estudantes da UFRN 05/05/2017

Informar e prevenir são os dois conceitos que norteiam as ações do Programa de Saúde Bucal do Servidor (Prosab) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Prosab é uma iniciativa que tem como principal meta oferecer serviço odontológico de qualidade, e gratuito, para os servidores e aposentados da instituição, fornecendo, além de práticas curativas, um importante aliado para o bem estar das pessoas: conhecimento sobre a saúde bucal.

O projeto é desenvolvido pela Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor da UFRN (DAS). Ele foi pensado e posto em prática no ano de 2012. Até 2014, o odontólogo da DAS Véscio Barreto, que coordena o projeto, visitava cada um dos setores da UFRN, nos seus diferentes campi, para apresentar o Prosab.

Após esse período inicial, o projeto passou a ter ações diferenciadas e se estabeleceu de vez no prédio da DAS. Agora, os servidores interessados em fazer acompanhamento odontológico com apoio do Prosab, se dirigem à própria DAS e lá são recebidos pela equipe de odontólogos envolvida no trabalho.

Extensão das atividades

Após entender a importância do serviço que é oferecido pelo Prosab, a DAS firmou parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) para que a iniciativa contemple também os estudantes da UFRN que se encontram em situação de carência e que não possuem capacidade financeira para serem atendidos em clínicas odontológicas particulares.

Essa proposta de extensão das atividades do Prosab acabou se mostrando proveitosa para os estudantes da UFRN, já que o número de atendimentos destes, nos últimos meses, foi maior que o atendimento de servidores e aposentados, de acordo com Véscio Barreto.

Como funciona

Antes de serem direcionados efetivamente para os atendimentos odontológicos, os servidores, aposentados e estudantes que procuram os serviços do Prosab passam por um “atendimento coletivo”. Esse atendimento funciona no formato de palestra, onde o coordenador do Prosab, Véscio Barreto, faz uma apresentação geral sobre o projeto, além de fornecer informações sobre saúde, relacionadas sobretudo a higiene bucal. Ele também oferece dicas de alimentação, com foco em dietas equilibradas que favoreçam o bem estar da saúde bucal e até mesmo orientações na hora de comprar produtos como escovas de dente, creme dental e fio dental.

“Hoje a gente está trabalhando com informação e prevenção, além de oferecer também serviços curativos”, comenta Véscio. Para ele, o atendimento coletivo é uma importante ferramenta do projeto, já que fornece o conhecimento necessário para que as pessoas evitem futuros problemas de saúde bucal. “As pessoas têm o hábito de só procurar atendimento odontológico quando o problema já está instalado, mas deve-se mudar essa mentalidade”, completa.

Ele diz, ainda, que existe muita informação divulgada, o problema é que essa informação muitas vezes está errada e o indivíduo mal instruído acaba adquirindo hábitos que põem em risco a saúde.

Após passar pelo processo do atendimento coletivo, cada pessoa recebe um cartão chamado “passaporte odontológico”. É com esse documento que os servidores ativos e aposentados, além dos estudantes contemplados com o projeto, podem marcar as suas primeiras consultas com os odontólogos da UFRN. Ao todo, são sete dentistas preparados para receber os pacientes, que podem agendar consultas no período da manhã ou da tarde. Todos os atendimentos acontecem no próprio prédio da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor, no campus central da universidade.

Apenas no período de junho a dezembro do ano passado, o Prosab ofereceu atendimento odontológico para 451 pessoas. Foram 198 servidores e 253 estudantes contemplados com a iniciativa. O Prosab, atualmente, conta com serviços de radiografia, restauração, pequenas cirurgias, profilaxia e polimento.

Uma das pessoas atendidas pelo projeto é Lívia Oliveira. Ela é fisioterapeuta da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa) e conta como tem sido sua experiência: “Está sendo muito proveitoso. Estou adorando, porque é um serviço de alta qualidade e os procedimentos são excelentes, com profissionais excelentes”. Ela destaca o cuidado que a instituição apresenta com esse tipo de iniciativa: “Oferecer esse tipo de atendimento para o servidor é muito importante e acaba mostrando o cuidado que a Universidade tem com os seus servidores.”

Serviço

Para participar do Prosab, o servidor interessado deve ligar para o telefone (84) 3342-2330, ramal 300, e fazer o agendamento do atendimento coletivo. Ou, se preferir, pode fazer isso pessoalmente, na sala 207 no prédio da DAS. Para os estudantes que desejam usufruir dos serviços do Prosab, é necessário preencher o cadastro único disponibilizado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), pois é através dele que a Proae consegue detectar quem são os alunos que se encontram em situação de carência. Após isso, os estudantes devem solicitar o atendimento odontológico da DAS no próprio Sigaa, seguindo as abas Outros> Atendimento Médico/Odontológico> Solicitar Atendimento Médico/Odontológico.

Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (84) 3342-2330, ramal 371.

Fonte: http://ufrn.br/imprensa/boletim-especial/3589/programa-de-saude-bucal-oferece-atendimento-odontologico-gratuito-para-servidores-e-estudantes-da-ufrn