Sidarta Ribeiro ministra palestra no Instituto Tomie Ohtake 21/06/2017

O diretor do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sidarta Ribeiro, ministra a palestra Mapeando a mente com palavras em 22 de junho, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A apresentação faz parte do programa de residência Inquietudes, voltado para artistas, gestores, produtores e empreendedores.

De acordo com o neurocientista, a apresentação aborda a análise computacional do discurso, tomando como base diversas disciplinas, da literatura à psiquiatria e da história à educação. “Hoje é possível investigar e comparar quantitativamente os vários domínios mentais induzidos pelo sonho, variações de humor e atenção, meditação e substâncias psicoativas, através do mapeamento das relações entre as palavras”, explica Sidarta.

Ainda segundo o professor, essa abordagem permite estudar os textos mais antigos da humanidade e compará-los com os discursos de crianças e adultos de hoje em dia, num exercício de arqueologia mental que ilumina as teorias sobre a origem da consciência humana.

Além do diretor do ICe, participam como provocadores desta edição do programa o filósofo e cientista político Renato Janine Ribeiro, a atriz Denise Stoklos e o músico Benjamim Taubkin, além dos orientadores André Martinez, Marta Porto e Minom Pinho. Outras informações podem ser obtidas aqui.

Fonte: Boletim Diário da UFRN