Sistema de bibliotecas da UFRN
Acervo

O acervo da Biblioteca Setorial Árvore do Conhecimento é composto por materiais informacionais nos formatos impresso e digital, podendo ser consultado por meio do catálogo público on-line, disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

 

Para sua organização, utiliza-se como instrumento a Classificação Decimal Universal (CDU), a qual pode ser entendida como um sistema internacional de classificação documental que divide todo o saber humano em 10 classes principais do conhecimento - que, por sua vez, podem ser subdivididas infinitamente numa hierarquia decimal (IBICT, 2012).

 

A divisão principal da CDU pode ser esquematizada da seguinte forma:

Classe 0 - Generalidades.
Classe 1 - Filosofia. Psicologia.
Classe 2 - Religião. Teologia.
Classe 3 - Ciências Sociais.
Classe 4 - Vaga.
Classe 5 - Matemática. Ciências Naturais.
Classe 6 - Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.
Classe 7 - Artes. Recreação. Diversões. Esportes.
Classe 8 - Linguagem. Linguística. Literatura.
Classe 9 - Geografia. Biografia. História.

 

Até o presente momento o acervo é constituído pelas seguintes coleções:

a) Coleção circulante: composta por livros técnico-científicos que abrangem diversas áreas do conhecimento;
b) Coleção de referências: é aquela de uso pontual e recorrente utilizada para obtenção de uma informação específica. Os principais tipos de obras de referência são: dicionários, enciclopédias, atlas, mapas, guias, anuários, bibliografias, catálogos, índices, manuais, diretórios, entre outras.
c) Coleção de publicações da UFRN: constituída pelas obras publicadas pela Editora da UFRN (EDUFRN) e outros órgãos da universidade.

 

O acervo da Biblioteca é atualizado por meio do processo de aquisição, que inclui compra, doação e intercâmbio de materiais de informação, baseando-se na Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções estabelecida pelo SISBI/UFRN.