Sistema de bibliotecas da UFRN
Guia do Usuário

CADASTRO NO SISTEMA
 

Entrar no SIGAA, Menu Discente, Biblioteca, Cadastrar para Usar os Serviços da biblioteca, em seguida fazer uma senha de 06 a 08 números, conforme figura a seguir:

 

 

 

A partir de então, o usuário já está apto a fazer uso dos serviços informatizados do SISBI e realizar os procedimentos de empréstimo, renovação e devolução. Lembre-se que ao fazer uso dos serviços de empréstimos e renovações na Biblioteca, você deverá apresentar um documento com foto, exceto se for apenas devolução de material.

 

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

 

CATEGORIA

PRAZO

QUANTIDADE

Aluno de Graduação

15 dias

03 Materiais Informacionais

Funcionário

15 dias

03 Materiais Informacionais

Professor

30 dias

05 Materiais Informacionais

Aluno de Pós-Graduação

30 dias

05 Materiais Informacionais

 

O empréstimo domiciliar é concedido para as obras integrantes das coleções com status regular (livro, CD-ROM, DVD entre outros) e poderá ser realizado até 15 minutos antes do horário de encerramento do expediente de cada biblioteca.

 

 

EMPRÉSTIMO ESPECIAL

 

 CATEGORIA

      PRAZO    

QUANTIDADE

Todas 

  03 horas 

 03 Materiais Informacionais

 

Estão contempladas nessa categoria as obras com status regular e especial.

 

Não será permitido empréstimo de obras que apresentam características de raridade e preciosidade (status “Não Circula”), bem como de outras, que por suas condições físicas não resistam ao manuseio específico para fotocópia.

  

 

RENOVAÇÃO

 

O serviço de renovação permite que as obras retiradas por empréstimo domiciliar sejam renovadas uma única vez, pelo mesmo prazo. Após o término desse prazo, as obras somente poderão sair para novo empréstimo para o mesmo usuário após 24 horas.

 

As obras retiradas por meio de empréstimo especial, fotocópia e empréstimos entre bibliotecas não poderão ser renovadas.

 

A renovação do material poderá ser feita de maneira presencial ou via SIGAA, na Aba Biblioteca.

 

Caso a renovação não seja efetivada no prazo estabelecido, o usuário será bloqueado, ficando o mesmo sem retirar novos empréstimos até o cumprimento da suspensão.

  

 

DEVOLUÇÃO

 

A devolução do material informacional emprestado pelas bibliotecas deverá ser realizada, dentro do prazo estabelecido, conforme data indicada na papeleta anexada no final do documento.

 

Essa ação poderá ser efetivada pelo próprio usuário ou por terceiros, até 15 minutos antes do horário de encerramento do expediente de cada biblioteca.


A devolução dos materiais deverá ser realizada junto ao Balcão de Atendimento, cabendo ao usuário aguardar a baixa do registro e a emissão do comprovante de devolução.

 

O não cumprimento do prazo previsto implicará na suspensão do serviço de empréstimo por 1 dia, para cada dia de atraso por cada documento emprestado (Resolução Nº028/2010, do CONSAD , de 16 de setembro de 2010).

 

 

COBRANÇA

 

Os usuários em débito com as bibliotecas receberão aviso de cobrança, por e-mail, um dia após o vencimento do prazo de devolução do material informacional e, ainda, semanalmente, até ser efetivada a devolução.

 

Para os atrasos superiores a 30 (trinta) dias incorre-se em irregularidade administrativa que implica, enquanto não sanada a pendência, nas sanções administrativas previstas na Resolução do CONSAD, controladas pelos sistemas informacionais da UFRN (SIPAC, SIGAA, SIGPRH).

  

 

PERDAS E DANOS

 

No caso de extravio ou perda dos documentos, o usuário deverá comunicar o fato, imediatamente, à Biblioteca e providenciar a reposição da obra no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

 

Caso a obra encontre-se esgotada, o usuário deverá repor o documento por outro de conteúdo idêntico, acompanhado de uma declaração do professor da disciplina ou do chefe do departamento. Esta, por sua vez, deverá ser emitida em papel timbrado, constando o carimbo e assinatura do professor que será o responsável pela indicação da obra substituída para fins de controle patrimonial.

 

Não ocorrendo a reposição da obra no prazo previsto (trinta dias), o sistema automaticamente iniciará a contabilizar a suspensão. Caso o usuário já esteja suspenso durante a ocorrência, a liberação da suspensão somente ocorrerá com a reposição da obra e após o cumprimento do prazo.

 

A biblioteca não receberá obras apresentando rasuras, morfo, marca texto, mutilações, com carimbos de outras instituições, dentre outros, bem como valores monetários em espécie.

 

 

QUITAÇÃO

 

A declaração de quitação é um dos documentos obrigatórios para fins de trancamento de programa, colação de grau e diploma de conclusão de curso, sendo concedida somente para o usuário que não possuir empréstimos em aberto em todas as bibliotecas do SISBI/UFRN.

 

A declaração de quitação poderá ser solicitada do seu SIGAA, no Menu de discente, Aba Biblioteca, ou dirigir-se a qualquer biblioteca do SISBI.

 

O usuário só deverá solicitar a quitação após não necessitar fazer uso de nenhum serviço automatizado do SISBI, poderá solicitá-la do seu SIGAA, no Menu de discente, Aba Biblioteca.

  

 

ACESSO

 

As bibliotecas são de livre acesso à comunidade universitária e ao público em geral.

 

Ao entrar na biblioteca, os usuários deverão deixar bolsas, sacolas, mochilas, pastas, instrumentos de pequeno porte, entre outros objetos pessoais, no Guarda-Volumes, localizado na entrada das bibliotecas. Objetos de valor devem ficar em poder dos usuários.

 

As salas de leitura e cabines de estudo deverão ser utilizadas unicamente para os fins a elas propostos.

 

Objetos de valor como: carteiras, celulares, notebooks, calculadoras e pen-drives, em poder dos usuários nas áreas de leitura e circulação da biblioteca, serão de sua inteira responsabilidade.

 

O usuário deve respeitar o horário de funcionamento das bibliotecas.

  

 

SERVIÇOS DE REFERÊNCIA

 

O SISBI oferece serviços de referência, tais como: Agendamento de Orientação, Catalogação na Fonte, que podem ser solicitados via SIGAA, Menu Discente, Aba Biblioteca, Serviços ao usuário.

 

Os demais serviços devem ser solicitados, de maneira presencial, na unidade vinculada ao curso do usuário solicitante.

 

  

SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO DIGITAL

 

O serviço de informação digital tem o propósito de reunir, armazenar, preservar e divulgar a produção técnico-científica e intelectual da Universidade, através dos seguintes repositórios: Biblioteca Digital de Monografias da UFRN (BDM), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRN (BDTD), Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN, Repositório Institucional da UFRN (RI) e Repositório de Informação Acessível da UFRN (RIA).