Arquivologia ganha cerimônia de instalação na UFRN em data simbólica para a profissão
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, no dia 20 de outubro, às 10h, a Cerimônia Simbólica de Instalação do Curso de Arquivologia. Promovido pelo Departamento de Ciência da Informação (Decin) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN), o evento ocorre no Auditório 2 do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ciências Aplicadas (Nepsa II) e tem organização da professora Patrícia Macedo, docente do departamento. A data coincide com o Dia do Arquivista, associando o início das atividades do curso à valorização dos profissionais responsáveis pela gestão e preservação de documentos e acervos.
Para a professora Pamela de Medeiros Brandão, vice-diretora do CCSA/UFRN, a escolha da data amplia o significado da cerimônia. “Além de marcar uma nova etapa para a formação profissional na UFRN, a data celebra a importância dos arquivistas para a preservação da memória, a organização dos documentos e a garantia do acesso à informação. É uma conquista que valoriza a profissão e fortalece a formação na área em nosso estado”, afirma.
Aprovado por unanimidade no Conselho de Centro (Consec/CCSA), o curso foi concebido pelo corpo docente do Decin em resposta ao crescimento da produção de documentos digitais e à demanda por profissionais qualificados para assegurar sua organização, acesso e segurança.
A nova graduação integra um conjunto já consolidado de formações em Ciência da Informação no CCSA, que inclui o curso de Biblioteconomia e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), com mestrado e doutorado profissional. A implantação também se relaciona às ações desenvolvidas pelo
Decin nos últimos anos, como a Reunião de Arquivologia do Rio Grande do Norte, igualmente organizada pela professora Patrícia Macedo, que tem promovido o debate sobre a formação especializada e o tratamento técnico de acervos no estado.
“A criação do curso de Arquivologia representa uma conquista importante para o Decin, para o CCSA e para a UFRN, resultado de um trabalho construído ao longo dos anos pelo Departamento de Ciência da Informação. A nova graduação fortalece a formação na área, amplia as oportunidades de qualificação profissional no Rio Grande do Norte e reafirma o compromisso da universidade pública com a produção do conhecimento e a preservação da memória documental”, destaca a vice-diretora.
A cerimônia é aberta à comunidade acadêmica e ao público externo.