Livro aborda mídia-educação para o ensino na infância
Rayssa Vitorino - Agecom/UFRN
O livro Múltiplos olhares em Mídia-educação, organizado pelo professor Sandro da Silva Cordeiro, do Núcleo de Educação da Infância (NEI/UFRN), foi lançado, neste mês, pela Secretaria de Educação a Distância (Sedis/UFRN). Fruto de uma compilação de artigos e experiências do curso de aperfeiçoamento Formação Docente, Mídias e Tecnologias na Educação da Infância, realizado em 2019, o e-book contém relatos dos professores que ministraram a capacitação e experiências dos alunos em sala de aula.
Servindo como um material de apoio para ampliar o conhecimento sobre mídia-educação e apontar diversas perspectivas e pontos de vista, a obra é dividida em duas sessões. A primeira, intitulada Debates sobre mídia-educação, comenta os seguintes temas: mídia-educação e formação docente; crianças, mídia, cinema e tecnologias na educação infantil: desafios da formação; literatura e novas tecnologias; a história da mídia-educação no RN; robótica na educação infantil; o trabalho pedagógico; e políticas públicas em comunicação.
Já a segunda sessão, nomeada Fazeres em mídia-educação, aborda a fotografia como linguagem na infância; compreensões das crianças sobre os livros infantis; histórias infantis e tecnologias; jogos digitais na infância; livro impresso e digital; e estratégias pedagógicas para o ensino da língua inglesa.
De acordo com Sandro Cordeiro, compreender o modo como essas mídias e tecnologias contribuem e nos afetam passou a ser uma função da escola. “Na atualidade, vivemos rodeados por mídias e tecnologias nas atividades mais simples do cotidiano. Não apenas os adultos, mas também as crianças estão imersas nesse contexto e, dessa forma, precisam se apropriar dos códigos, dos usos e funções sociais que estão explícitos e implícitos nesse universo”, completa.
Segundo o e-book, a mídia-educação é fundamental para orientar pedagogicamente a relação entre educação, sociedade e comunicação. Estudar as ligações entre mídias e tecnologias no contexto educacional é necessário para trazer formas mais didáticas para o ensino da criança. Com isso, Sandro Cordeiro complementa que esse trabalho deve privilegiar uma dupla dimensão. “É preciso inseri-las enquanto ferramenta e lado instrumental, aliando-as a estudos sistemáticos, a fim de garantir, de fato, uma experiência mídia-educativa completa. Por isso, faz-se necessário iniciar esse processo desde cedo”, ressalta.
O docente explica que o livro é vinculado a uma experiência formativa com professores e alunos de licenciatura que tiveram desejo de conhecer a relação entre mídias, tecnologias e infâncias no contexto educativo. “Uma das etapas da formação dos cursistas é escrever, em forma de artigo científico, o relato de suas experiências no contato direto com uma realidade educativa, tendo como mote alguma temática estudada no curso”, finaliza.