Repositório Institucional da UFRN completa 15 anos
Sistema reúne a produção intelectual da Universidade, tanto científica quanto acadêmica. Foto: Anastácia Vaz
Por Agecom/UFRN
Há quinze anos, era criado na UFRN o Repositório Institucional (RI), um sistema que reúne a produção intelectual da Universidade, tanto científica quanto acadêmica. Nos dias 21 e 22 de maio, no auditório do Instituto Ágora, dois eventos marcarão a data, além de inaugurar uma nova versão da página do RI. As inscrições para o workshop, o debate e as palestras, que fazem parte da ação Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento, estão abertas e podem ser feitas via Sigaa.
A manhã do primeiro dia contará com palestras sobre repositórios de pesquisa, com representantes da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). À tarde, após mais duas palestras e um debate, acontecerá o lançamento da nova versão do Repositório, com Clediane de Araújo Guedes Marques, presidente da Comissão Gestora do RI e coordenadora do evento.
No dia 22, pela manhã, Clediane, que também é bibliotecária da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), ministrará um workshop, com o objetivo de apresentar as customizações implementadas para garantir a operacionalidade do Repositório Institucional.
De acordo com a bibliotecária, a nova versão do Repositório será uma atualização do software DSpace, que é a base do site. “Essa atualização apresenta melhorias significativas ao nível do desempenho do sistema”, afirma. Para a servidora, o site contribui para a democratização da informação e o fortalecimento da ciência. “O Repositório é uma ferramenta estratégica que impulsiona a visibilidade, o impacto e a preservação da produção científica e acadêmica da instituição”, afirma Clediane.
O evento contará com participantes de diversas instituições, como representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da RNP, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e de outras universidades federais.
A ação é organizada pela Comissão Gestora do RI, composta por representantes da BCZM, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), da Editora da UFRN (EDUFRN), do Departamento de Ciência da Informação (Decin) e das Pró-Reitorias de Pesquisa (Propesq), de Graduação (Prograd) e de Pós-Graduação (PPG).
Fonte: Agecom/UFRN
Texto: Karen Oliveira
Edição: Hellen Almeida
Revisão: Beatriz de Azevedo