Propesq divulga edital para mães pesquisadoras
por Agecom/UFRN
A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFRN divulga o edital do programa Meninas Mães, programa que reconhece como a complexa responsabilidade da maternidade pode impactar na trajetória acadêmica e científica de mães estudantes. Com isso, a iniciativa visa oferecer uma oportunidade de inserção qualificada na pesquisa, promovendo a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade para mães de crianças de até 12 anos ou de filhos com deficiência, sem limite de idade. A submissão de propostas pode ser feita até o dia 05 de julho de 2025.
Para se inscrever, a estudante precisa ter vínculo ativo com a UFRN e possuir um professor orientador que seja docente efetivo ou esteja vinculado ao Programa de Professor Colaborador Voluntário (PPCV), com titulação mínima de mestre e currículo atualizado e cadastrado no Programa Lattes do CNPq.
No ato da inscrição, feita pelo formulário eletrônico disponível no edital, deve ser anexado histórico da graduação atual da UFRN, índices acadêmicos, comprovante de maternidade (certidão ou equivalente), laudo de deficiência do filho (caso necessário) e carta de anuência do orientador, documento assinado por um professor que comprova aceitar orientar a estudante. O edital com o banco de docentes interessados pode ser acessado através deste link.
O programa oferece 15 bolsas de R$ 700,00, distribuídas igualmente entre as três áreas de conhecimento, que são: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas.
As bolsistas selecionadas poderão participar de projetos como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o qual é voltado para a iniciação científica de estudantes de graduação, com objetivo de ajudar na formação de profissionais para a pesquisa e outras áreas. Também poderão inserir-se no Programa Institucional de Bolsas Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que busca incentivar estudantes de graduação a criar e aplicar novas tecnologias e inovações, ajudando a formar profissionais para pesquisa e desenvolvimento, fortalecendo a inovação nas empresas do país.
Para mais informações, basta acessar o edital da iniciativa ou a página da Propesq.
Fonte: Agecom/UFRN. Texto: Laura Medeiros. Edição: Vilma Torres; Revisão: Beatriz de Azevedo